quinta-feira, 2 de junho de 2011

8º fixamento a gincana de genética

Síndrome De Asperger E Transtorno Obsessivo-Compulsivo
Em Criança De 12 Anos De Idade

TEIXEIRA, G. H; SILVA, F. M. B. N. Síndrome De Asperger E Transtorno Obsessivo-Compulsivo Em Criança De 12 Anos De Idade. ARQUIVOS BRASI LEIROS DE PSIQUIATRIA, NEUROLOGIA E MEDICINA LEGAL, v.100, n.01, jan/fev/mar, 2006.

“A síndrome de Asperger foi inicialmente descrita pelo médico austríaco Hans Asperger, em 1944. A etiologia da síndrome de Asperger é desconhecida, mas estudos familiares sugerem uma íntima relação com o autismo infantil. Hipóteses genéticas, perinatais, infecciosas e metabólicas são estudadas, embora sem dados conclusivos até o momento. (1,2) “(p.1)

“As principais características clínicas incluem: gestos comunicativos não-verbais anormais, falta de empatia, dificuldade no relacionamento com pessoas fora de seu ciclo familiar, dificuldade em expressar emoções e sentimentos, interesses restritos, como mapas, astronomia, esportes, dinossauros e Egito antigo, e preocupações excessivas com horários e regras. (3) “(p.1)

“O desenvolvimento inicial da criança parece normal, entretanto, no decorrer dos anos seu discurso torna se diferente. Sua capacidade de interagir com outras crianças torna- se difícil, é pouco empática, apresenta comportamento excêntrico, As crianças com síndrome de Asperger são pouco habilidosas socialmente, o que leva a inadequações comportamentais e dificuldade no entendimento das relações humanas. (4)” (p.1)

“O transtorno obsessivo-compulsivo é um transtorno comportamental. Obsessões podem se apresentar sob a forma de repetição de palavras, pensamentos, medos, números, fotos ou cenas, que normalmente estão relacionadas com idéias de limpeza, contaminação, segurança, agressão ou sexo. Compulsões são comportamentos repetitivos (lavar mãos, organizar, verificar) ou atos mentais (rezar, contar, repetir palavras, frases, números) que a pessoa se sente obrigada a executar em resposta a uma obsessão. (5) “(p.2)

“O objetivo deste relato de caso é discutir a comorbidade entre o transtorno obsessivo-compulsivo e a síndrome de Asperger sob os aspectos psicopatológico, terapêutico e nosológico. (6) “(p.2)

“V., branco, 12 anos de idade, “Mania de lavar a mão, repetitivo”, Segundo relato da mãe, a criança passou a apresentar nos últimos meses um comportamento de “lavar as mãos” inúmeras vezes ao dia, associado ao medo de contaminação. (7) “(p.2)

“Nos últimos meses, V. tem realizado banhos prolongados e repetidas vezes ao dia, com trocas freqüentes de roupa e com aumento na quantidade de roupas para lavar. Outra preocupação da mãe parece ser a socialização da criança. Ela refere que sempre achou que o filho era diferente das outras crianças. (8,9) “(p.2)

“Ela relata que o filho não tem amigos, só fala com adultos e tem dificuldade em iniciar e manter uma conversa. Muitas vezes seus diálogos abordam assuntos preferidos como videogames e é muito difícil convencê-lo a mudar de assunto, tornando-se uma criança “chata e repetitiva”, refere a mãe.(11) “(p.2)

“Seu desempenho acadêmico está dentro da normalidade, segundo relatório escolar, entretanto há intenso prejuízo social com dificuldade de socialização da criança, que permanece sozinha durante o recreio escolar e refere aos professores que ninguém deseja ser seu amigo. (14) “(p.2)

“V. iniciou uso de cloridrato de sertralina com dosagem de 50 mg ao dia pela manhã. O paciente foi reavaliado quatro semanas após, sendo observada pequena diminuição dos sintomas, A dosagem foi aumentada para 75 mg ao dia, em dosagem única pela manhã, sendo novamente avaliado após quatro semanas de uso da medicação. Nesse momento os sintomas obsessivos compulsivos haviam diminuído cerca de 50%, segundo o relato da mãe e do próprio  paciente.(17) “ (p.3)

“Este é um relato de caso de uma comorbidade entre a síndrome de esperger e o transtorno obsessivo compulsivo. Podendo afirmar que essa associação tem sido amplamente descrita na literatura médica. (18) “(p.3)

“O tratamento atualmente preconizado para a síndrome de esparger é baseado principalmente no trabalho em habilidades sociais. Possa beneficia-se também da iniciação aos esportes coletivos que seriam capazes de auxiliar a criança tanto na adequação e integração social, quanto no desenvolvimento de habilidades motoras. (21) “(p.3)

Um comentário:

  1. ei doida kkkk, sim esse é meu blog. segue aii
    e inclusive, divulga meu video! xero =*


    amandafigueiredo-odontologia.blogspot.com

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