Tratamento ortodôntico para verticalização de molar superior permanente
MIRANDA, F. M; PACHECO, F; RUELLAS, A. C. O. Tratamento ortodôntico para verticalização de molar superior permanente. R. Un. Alfenas, v.5, p.251-253, Alfenas, 1999
“Problemas de falta de espaço são comuns no período da dentição mista. Cárie e a perda precoce de dentes decíduos que geram, entre outras conseqüências, faltam de espaço para erupção dos dentes permanentes. (1) “(p.1)
“Quando o segundo molar permanente erupciona antes do segundo pré-molar e (ou) do canino, freqüentemente estes dentes ficam sem espaço suficiente para erupção. (2) “(p.1)
“O objetivo deste artigo é apresentar um caso clínico no qual houve a perda precoce do segundo molar decíduo, mesialização do primeiro molar permanente levando a perda de espaço no arco e impactação do dente sucessor. (5) “(p.1)
“Paciente L.T., 10 anos de idade, sexo feminino, falioderma, compareceu à Clínica de Ortodontia da Universidade de Alfenas acompanhada da irmã, para avaliação ortodôntica a pedido de um odontopediatra. Na anamnese não foi constatado nenhum fator relevante. (6) “(p.1)
“No exame extra-oral não foi verificado nenhuma anormalidade evidente. Foram solicitadas radiografias periapicais e panorâmica e foram obtidos modelos de estudo. (7) “(p.1)
“Planejou-se a confecção de aparelho com parafuso expansor. Foi realizada uma segunda moldagem para obtenção do modelo de trabalho e do aparelho. O parafuso expansor foi posicionado durante a acrilização em sentido adequado para, ao ser ativado, promover o movimento distal de verticalização do primeiro molar permanente. (8) “(p.1, 2)
“A ativação foi realizada a cada cinco dias, seguidos de um acompanhamento mensal. foi constatada a verticalização do primeiro molar permanente bem como a irrupção do segundo pré-molar, Após quatro meses de tratamento. (9) “(p.2)
“É muito importante o acompanhamento da oclusão durante a dentição mista com a finalidade de realizar diagnósticos precoces de maloclusões incipientes e interceptá-las. (11) “(p.2)
Nenhum comentário:
Postar um comentário